Uma nova e eterna aliança

Hebreus 8

1 Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade,

2 ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o homem.

3 Porque todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; pelo que era necessário que esse sumo sacerdote também tivesse alguma coisa que oferecer.

4 Ora, se ele estivesse na terra, nem seria sacerdote, havendo já os que oferecem dons segundo a lei,

5 os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou.

6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas.

7 Pois, se aquele primeiro fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para o segundo.

8 Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto.

9 Não segundo o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para eles não atentei, diz o Senhor.

10 Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo;

11 e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior.

12 Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais.

13 Dizendo: Novo pacto, ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer.

Em Jesus se encerra a plenitude de uma promessa dada por Deus.

Todo o processo religioso ensinado na Lei Mosaica era uma representação do que ocorreria nos céus, no verdadeiro trono de Deus. Por figuras se representava, mas tudo era ineficaz para tirar o pecado do coração do homem. Tudo era apenas superficial.

Hebreus 10

4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados.

Pois até mesmo o sumo sacerdote que oferecia sacrifícios no altar, para o perdão dos pecados do povo, tinha de oferecer primeiramente para si mesmo, de ano em ano..

HEBREUS 5

1 Porque todo sumo sacerdote tomado dentre os homens é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados,

2 podendo ele compadecer-se devidamente dos ignorantes e errados, porquanto também ele mesmo está rodeado de fraqueza.

3 E por esta razão deve ele, tanto pelo povo como também por si mesmo, oferecer sacrifício pelos pecados.

O sumo sacerdote era tomado do meio do povo, entre tantas tarefas, ele estava incumbido de oferecer sacrifício em prol dos pecados do povo, mas ele mesmo era falho, fraco e pecador, devido a isto, antes de oferecer sacrifícios em prol do povo o oferecia primeiramente em favor de si mesmo, para que suas transgressões fossem perdoadas.

Mas isto era ineficiente para tirar o pecado do interior do homem, em vista que o sacrifício se repetia de ano em ano. Isto era uma figura do que iria acontecer na plenitude dos tempos.

Jesus realizou um sacrifício único e eterno, não necessitando de repetições.

Hebreus 4

14 Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.

15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.

Mas porque o que era impossível ser definitivo pela Lei é possível por intermédio de Jesus?

Jesus não tendo pecado ficou em crédito e com isto comprou para Deus homens, mulheres, jovens, crianças e idosos para participar desta aliança.

Mas como isto foi possível?

1 Corintios 6

19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.

Aos que aceitam o pagamento de Jesus recebem em seu próprio corpo o selo pelo Espírito Santo que, começando a morar no interior do homem, inicia o processo de santificação o direcionando para a conscientização do pecado (porque pecou e peca), da justiça (reconhece que somente a justiça de Deus é a verdadeira, as nossas não passam de meras desculpas esfarrapadas) e do juízo (que virá inevitavelmente, pois Deus prometeu e irá cumprir, Ele tem compromisso com a Sua Palavra)

E esta aliança é eterna, em vista que Jesus morreu uma vez e ressuscitou para uma eternidade, logo a morte não tem poder sobre Ele.

Devido a isto somos considerados noivas, aguardando este casamento que será eterno. No casamento humano, enquanto vive o cônjuge se está obrigado a ficar ligado a ele, mas morrendo, se está livre desta aliança.

1 Corintios 7

39 A mulher está ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.

Mas neste casamento não será assim, a união será eterna, em vista que o noivo é eterno.

Jesus uma única vez morreu e ressuscitou para nunca mais a morte ter poder sobre Ele. Ele venceu a morte, ao qual é o salário pelo pecado.

Por: Rosemary Gomes

Shalom

Gostou? Temos muitos outros trabalhos, acesse:

Site: http://www.servarosemarygomes.online
Canal: http://www.youtube.com/c/servarosemarygomes
Facebook: http://www.facebook.com.br/servarosemarygomes

Publicado por ministeriorg

Uma mulher que só encontra sentido na vida em realizar trabalhos para o Senhor, este Blog é um destes trabalhos, pois ainda tenho muitos outros trabalhos, todos destinados a adorar e a exaltar a Deus pelas suas maravilhas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: