Obedientes em todo o tempo

Filipenses 2

13 porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

Devemos sempre prestar atenção nas escrituras, tanto no que vem antes, como nos versículos posteriores, muitas vezes há até a necessidade de verificar o capítulo inteiro, para entender ao que se refere o versículo e não cair na cilada de uma heresia.

Muitas vezes podemos entender errado.

Como exemplo vamos analisar o versículo base aqui apresentado, podemos entender que Deus manda na minha vontade, nas coisas que faço, logo, se não faço, é porque Deus não interveio e se tenho a vontade de fazer algo, veio de Deus esta vontade.

Tal pensamento é errado e herético. Deus não interfere em nosso livre-arbítrio e nem em nossas escolhas. Vamos agora ver o versículos anterior e os posteriores.

Filipenses 2

12 De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor;

13 porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;

15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo,

16 retendo a palavra da vida; para que no dia de Cristo eu tenha motivo de gloriar-me de que não foi em vão que corri nem em vão que trabalhei.

Agora ficou mais fácil de entender que o escritor desta epístola se refere ao querer e ao efetuar que vem de Deus em ralação à salvação que se opera nos filipenses e óbvio, em nós também.

Então, voltando ao versículo chave

Filipenses 2

13 porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

Deus é que nos santifica pela atuação do Espírito Santo, Ele é que efetua a salvação em nós, se continuarmos podemos ver nos versículos seguintes, uma relação de alguns comportamentos que devem se apresentar na vida daquele que está em processo de santificação.

Estas atitudes no comportamento do homem não vem do homem, mas de Deus, do Espírito Santo. Por isto que não poderemos nos gloriar das boas obras realizadas, pois elas vem da atuação do Espírito Santo.

Romanos 7

18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.

19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.

E para isto temos de exercer a fé, crer neste ensinamento, pois não vemos o Espírito Santo, então temos de crer que se assim Deus diz que é, assim é, temos de exercer a fé.

Efésios 2

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

9 não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Só obedece quem crê. Só crê quem entende, conhece e reconhece. Só entende, conhece e reconhece quem tem o Espírito de Deus habitando em seu interior.

João 16

7 Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei.

8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:

Jesus completou o seu sacrifício e voltou para o Pai para poder nos enviar:

o Espírito Santo, que nos santifica; o Espírito da Verdade, que nos ensina; o Consolador, que nos consola.

Por isto que, isto não vem dos homens mas de Deus, não vem das obras mas da graça através do sacrifício de Jesus.

Basta querer e podemos ter este poder transformador em nosso interior, nos transformando como filhos de Deus e neste caso, cada vez mais transformados à sua imagem e semelhança.

João 1

12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;

Por:

Serva Rosemary Gomes

Publicado por ministeriorg

Uma mulher que só encontra sentido na vida em realizar trabalhos para o Senhor, este Blog é um destes trabalhos, pois ainda tenho muitos outros trabalhos, todos destinados a adorar e a exaltar a Deus pelas suas maravilhas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: