A fé opera a salvação

1 Pedro 1: 5. que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo; 6. na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, 7. para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 8. a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o vedes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória, 9. alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. – Bíblia JFA Offline

A fé opera a salvação, é pela fé que somos guardados até o dia da redenção.

Mas porque é tão importante a fé?

A nossa tendência natural é fazermos o que é mal, errado, iníquo. Mais do que agir errado está em reagir errado. Necessitamos da força do Espírito para reagir de forma correta. Vou dar um exemplo.

É fácil para nós fazer o bem para alguém que não conhecemos e que nunca nos faz nada de mal, porém, nos é extremamente difícil fazer o bem para alguém que conhecemos e nos fez uma ou até várias maldades e injustiças, a nossa tendência é “se precisar de mim não vou fazer nada, deixa sofrer, bem feito”.

Por isto que reagir bem quando fizerem o mal é somente através do poder do Espírito Santo. Por isto a fé é que move a salvação, pois se cremos que Deus existe, se cremos que a justiça de Deus é verdadeira, se cremos que haverá um dia de julgamento, pela fé seremos movidos a fazer o que a Bíblia aconselha, pois a fé faz com que temamos a Deus.

Provérbios 9  10 O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.

Porém, se por outro lado a pessoa não crê na justiça de Deus, nestas horas tão difíceis não dará ouvidos à Palavra, pois seguirá seus próprios sentimentos e instintos egoístas e não reagirá conforme Deus diz que é para agir.

Por isto que sem fé é impossível agradar a Deus, sem fé faremos as coisas conforme os nossos interesses, considerando que nada irá acontecer. Logo para que irei me esforçar para fazer o que é certo?

A vida eterna é ganha com esforço, à força.

Mateus 11  12 E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto.

Pois há a necessidade de ir contra a tendência de nossa carne e isto demanda um esforço emocional e psicológico também.

Temos de crer que se agirmos conforme Deus nos orienta nas Escrituras, mesmo que isto vá contra o meu desejo interior, que receberei a recompensa. Isto é fé.

No verso 6 do texto base está assim:

6. na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações

As provações nos entristecem, pois não é fácil reagirmos conforme os padrões de Deus, porém necessário e indispensável para a conquista do céu. Glórias a Deus que temos o Espírito Santo que nos fortalece e move para fazermos o que é certo, sem Ele seria impossível.

Como está escrito.

Mateus 24   13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

Que perseveremos em fazer o bem, pois toda obra não é vã no Senhor. Assim cremos.

Shalom

Publicado por ministeriorg

Uma mulher que só encontra sentido na vida em realizar trabalhos para o Senhor, este Blog é um destes trabalhos, pois ainda tenho muitos outros trabalhos, todos destinados a adorar e a exaltar a Deus pelas suas maravilhas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: