Bem aventurado aquele que segue o conselho do Senhor

Mateus: 5. 3. “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. 4. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. 5. Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. 6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. 7. Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. 8. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. 9. Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. 10. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. 11. “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. 12. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”. – Bíblia JFA Offline

Abraão, Moisés, Davi e tantos grandes homens da Bíblia, apresentaram em suas personalidades estas características das bem-aventuranças.

pobre em espírito

Deixar a sua vontade, o seu querer para viver a vontade de Deus, a vontade do Espírito Santo, importa que Ele cresça (Jesus, por intermédio do Espírito Santo) e eu diminua (o meu espírito), ser pequeno para ser grande. Vejamos o que João Batista disse e após, o que Jesus disse de João Batista.

João 3:30 É necessário que ele cresça e que eu diminua.

Lucas 7:28 Pois eu vos digo que, entre os nascidos de mulher, não há nenhum maior do que João; mas aquele que é o menor no reino de Deus é maior do que ele.

João diminuiu o seu espírito e Jesus o honrou grandemente.

os que têm fome e sede de justiça

Toda a vingança pertence ao Senhor, como está escrito:

Deuteronõmio 32:35 Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo em que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder se apressam a chegar.

e a Bíblia nos aconselha:

Matheus 5:44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;

Então todo o mau que a nós fizerem, causará sim em nós, sede da justiça de Deus, mas quanto a nós cabe aprender a amar (amor ágape) aos nossos inimigos e a orar por eles. Diz as Escrituras que realizando isto, iremos incomodar as suas consciências.

Provérbios 25:21 Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer, e se tiver sede, dá-lhe água para beber;22 porque assim lhe amontoarás brasas sobre a cabeça, e o Senhor te recompensará.

os misericordiosos

Somente alcançará misericórdia quem tiver de misericórdia. Veja o que o Senhor diz aos que tem o poder do Espírito Santo de Deus.

João 20:22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos.

Este compromisso está sobre nós, se queremos os nossos pecados perdoados devemos perdoar a quem nos magoou, no entanto, se não perdoarmos os pecados de nossos agressores, o Pai não perdoará os nossos pecados. Isto está bem ilustrado na parábola do credor incompassivo

Mateus 18:23 Por isso o reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos;24 e, tendo começado a tomá-las, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;25 mas não tendo ele com que pagar, ordenou seu senhor que fossem vendidos, ele, sua mulher, seus filhos, e tudo o que tinha, e que se pagasse a dívida.26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência comigo, que tudo te pagarei.27 O senhor daquele servo, pois, movido de compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida.28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem denários; e, segurando-o, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves.29 Então o seu companheiro, caindo-lhe aos pés, rogava-lhe, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei.30 Ele, porém, não quis; antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecera, contristaram-se grandemente, e foram revelar tudo isso ao seu senhor.32 Então o seu senhor, chamando-o á sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste;33 não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti?34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia.35 Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão.

 

os pacificadores

Somos responsáveis em sermos pacíficos para com todos, isto é, buscar de todas as formas possíveis evitar as contendas e discórdias.

Se em uma determinada questão vermos que iremos perder, para manter a paz aconselhasse a perder, pois nesta vida, quem quiser ganhar terá de perder.

Mateus 16:25 pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.

Pois a Bíblia nos aconselha a manter a paz com todos, quando isto estiver em nossas mãos, evitando as contendas.

Hebreus 12:14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,

Mas o que dizer quando o outro não quer a paz? Perderei o processo de santificação? De forma alguma. Veja o que completa em Romanos.

Romanos 12:18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.

Se for necessário, se retire, não discuta e dê por encerrada a situação, quando se verifica que a outra parte não quer um acordo, melhor se dar por vencido.

Shalom

Publicado por ministeriorg

Uma mulher que só encontra sentido na vida em realizar trabalhos para o Senhor, este Blog é um destes trabalhos, pois ainda tenho muitos outros trabalhos, todos destinados a adorar e a exaltar a Deus pelas suas maravilhas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: