Provado ou tentado? Qual a diferença?

Deus prova, jamais tenta, pois na sua essência não pode tentar a ninguém.

PROVAÇÃO

Tiago 1: 12. Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. – Bíblia JFA Offline

A provação são permissões de Deus, normalmente exteriores, um parente que não concorda com sua a profissão de fé, uma calúnia, uma perseguição.

Mas porque Deus não nos livra das provações?  Somente assim teremos a definição em nossos corações se realmente queremos a Deus ou não.

São nas provações que os nossos sentimentos serão refinados, se amamos mais a Deus, a sua honra e a sua glória, ou se buscamos honrar e glorificar aos homens.

Abraão foi provado de várias formas, ao realmente sair de sua parentela como Deus mandou, foi provado pelo tempo, pela demora da promessa e novamente provado ao ser solicitado a sacrificar o seu único filho, o filho da promessa.

Abraão foi provado e aprovado.

TENTAÇÃO

Tiago 1: 13. Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. 14. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; 15. então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. – Bíblia JFA Offline

 

E a tentação?  Qual é a diferença?

A tentação é diabólica, é humana, pois vem do interior do homem.

Mas mesmo a tentação vindo do próprio homem, aquele que está em Cristo pode ter a segurança de que o Senhor virá ao socorro, para que nos dê condições de escapar da tentação e não pecar.

1 Coríntios 10: 13. Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar. – Bíblia JFA Offline

Como exemplo de escape temos José, que correu da esposa de Potifar, José poderia ter ficado ali, mas escolheu correr para não pecar contra o Senhor

A tentação vem de seus desejos e ambições. Não podemos dar atenção às nossas ambições, pois a mesma se alimenta de desejos egoistas, se crescer, com certeza nos levará ao ato de pecar.

Podemos dizer que somos tentados pelos nossos sentimentos pecaminosos, estes sentimentos tem de serem mortos dentro de nós, para que não pequemos.

Como exemplo já podemos citar Caim que foi tentado pela inveja, Deus o advertiu, se Ele continuasse assim este sentimento iria crescer dentro dele e iria o dominar e ele iria pecar. Podemos verificar que Ele não deu ouvidos a Deus, deixou o sentimento crescer até virar um ódio cego que o levou a matar o próprio irmão.  Caim foi tão dominado pela tentação da inveja que, mesmo depois de já ter matado o irmão, não se arrependeu. Vemos esta história relatado em Gênesis 4 dos versos 6 ao 16.

A Biblia, chamada Lei, Estatutos, Mandamentos, não nos salva, a Biblia serve para nos ensinar, mostrar quem somos, apontar os nossos pecados.

Romanos 7: 7. Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. – Bíblia JFA Offline

A Salvação vem de Jesus, que mediante o seu sacrifício pôde nos enviar o Espírito Santo que nos auxilia, nos ensina, nos convense em todo o processo de mudança, de regeneração.

É o Espírito Santo que tem de crescer em mim, isto é, a sua vontade tem de crescer em mim de forma que não caiba mais os meus desejos e ambições. Eu tenho de morrer cada dia mais e cada dia mais cresce Jesus (pelo Espírito Santo) dentro de mim.

É verdade que gerará em mim uma luta, de meus desejos contra os desejos do Espírito Santo, mas se eu usar a armadura de Deus, vencerei juntamente com o Espírito, a armadura é contra os meus próprios sentimentos.

Pois os dardos inflamados lançados pelo inimigo, não encontrando em mim sentimentos egoístas, como o orgulho por exemplo, a inveja ou a ira, não achará ocasião para me levar ao pecado.

Cresçamos em Deus cada dia mais, morrendo para nossas ambições e nascendo para as vontades de Deus.

Agindo assim, cada vez menos daremos chance às tentações.

Shalom

Publicado por ministeriorg

Uma mulher que só encontra sentido na vida em realizar trabalhos para o Senhor, este Blog é um destes trabalhos, pois ainda tenho muitos outros trabalhos, todos destinados a adorar e a exaltar a Deus pelas suas maravilhas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: