Enquanto isso vivamos dentro da Grande Babilônia

Jeremias 29: 12. Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 13. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. – Bíblia JFA Offline

Aqui é uma situação que ocorreu na Antiguidade e ficou registrada para nosso aprendizado.

O povo de Israel, após serem advertidos por Deus pelos profetas e não dando ouvidos às advertências, desagradou ao Senhor fazendo a cultura e as tradições dos povos ao seu redor, cultuando imagens de esculturas, fazendo eles como deuses, como aquele que pode atender oração e de que é digno de consideração e adoração.

Deus cumpriu o que prometeu, permitiu que os babilônios os vencessem e assim foram levados como escravos para a Babilônia. Deus então os instrui que se embora agora dentro da Babilônia manterem seus corações firmes no Senhor, não dando ouvidos e nem temendo e nem pedindo auxilio aos deuses da Babilônia (imagens de escultura), que após 70 anos  o Senhor os iria livrar do cativeiro.

Vamos ver o passo a passo dessas instruções do Senhor?

Jeremias 29: 4. Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, que eu fiz levar cativos de Jerusalém para Babilônia: 5. Edificai casas e habitai-as; plantai jardins, e comei o seu fruto. 6. Tomai mulheres e gerai filhos e filhas; também tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; assim multiplicai-vos ali, e não vos diminuais. 7. E procurai a paz da cidade, para a qual fiz que fôsseis levados cativos, e orai por ela ao Senhor: porque na sua paz vós tereis paz. – Bíblia JFA Offline

Era para viverem normalmente na Babilônia e para orarem pela Babilônia, pois assim, viveriam em paz no país ao qual se encontravam cativos.

Jeremias 29: 8. Pois assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhadores; nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que vós sonhais; 9. porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o Senhor. – Bíblia JFA Offline

O Senhor diz que falsos profetas iriam se levantar, mas que Ele o Senhor, não os havia enviado. Quando isto ocorre, são pessoas mau intencionadas, tomadas por seus egos e pensamentos, onde desconsideram os conselhos e ensinamentos de Deus, onde buscam desviar o povo dos mandamentos do Senhor, para os fazerem pecar.

Jeremias 29: 10. Porque assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, eu vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. – Bíblia JFA Offline

Após 70 anos, aos que se manteram firmes (que embora em um mundo idólatra não tenha sucumbido às tradições deste mundo, fazendo o que a maioria faz) Deus os iria resgatar.

O que podemos aprender nos dias de hoje? A situação não mudou, continua a mesma. Uma minoria busca realizar as obras de Deus, e realizar a obra é crer, amar e obedecer a Deus.

João 6: 29. Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. – Bíblia JFA Offline

João 14: 21. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. – Bíblia JFA Offline

João 14: 23. Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. – Bíblia JFA Offline

Está claro não é mesmo? Continuando.

A maioria, a Babilônia, é o mundo, que seguem seus vários costumes e tradições, segue sua própria forma de agir, cultuar e pensar. Criam os seus deuses e a eles depositam fé,

O que segue a Palavra, vai em contra mão à Babilônia, mora nela, mas não segue seus padrões e costumes.

Romanos 12: 2. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. – Bíblia JFA Offline

João 17: 14. Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. – Bíblia JFA Offline

E também se ficarem firmes e não se corromperem, mas antes serem transformados pela Palavra, serão resgatados pelo Senhor.

João 6: 38. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39. E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia. 40. Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. – Bíblia JFA Offline

Então vivamos dentro da Grande Babilônia, sabendo que não é o nosso lugar, aguardando o resgate que será realizado pelo Senhor, enquanto isso, que busquemos pelo Espírito e pela Palavra nos santificar, cada qual é livre para escolher se busca e ouve a Palavra ou não.

Apocalipse 22: 11. Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. 12. Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra. – Bíblia JFA Offline

Os que seguem a Palavra (Jesus) devem orar pela Babilônia (mundo) pois dentro da Babilônia muitos irão se converter ao Deus da Bíblia e ainda, na Babilônia aparecerão muitos falsos profetas, dizendo que falam da parte de Deus, porém negam a eficácia da Palavra (Bíblia)  muitas vezes dizendo que é ultrapassada e antiquada. Mas não é, ela é viva e eficaz.

Shalom

Publicado por ministeriorg

Uma mulher que só encontra sentido na vida em realizar trabalhos para o Senhor, este Blog é um destes trabalhos, pois ainda tenho muitos outros trabalhos, todos destinados a adorar e a exaltar a Deus pelas suas maravilhas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: