1 JOÃO 2
15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.
17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.
No verso 15 somos aconselhados a não amar as coisas que estão no mundo.
Nós podemos usar o que está no mundo, mas para aquele que está em Cristo, que nasceu de novo, ele sabe usar o que convém, quando convém e evitar aquilo que não edifica a sua vida.
Para entendermos vamos analisar a tecnologia, será que é errado usar a tecnologia? Lógico que não.
Pois não é através dela que estamos aqui neste momento, analisando e meditando na palavra? Mas o que dizer de quem usa a tecnologia para pornografia, ou até mesmo, usar o Facebook de forma a se esquecer de dar atenção à sua família? Seria daí um erro? Sim, um péssimo uso.
Devemos entender que somos livres, temos o livre-arbítrio e como tal, podemos usar as coisas deste mundo para nos favorecer, nos suprir e nos edificar.
Não há nenhum mau em ouvir uma música em MP3 ou CD, nem mesmo em assistir um filme em HD ou até mesmo em 3D. O mau consiste na escolha errada de seus conteúdos.
Devemos com a nossa liberdade fazer escolhas adequadas, para nós e para nossa família. Pois como está escrito “as más conversações corrompem os bons costumes”, devemos ser regenerados para Deus e não corrompidos.
Então, devemos usar as coisas deste mundo, pois afinal vivemos nele; mas devemos aprender a realizar as escolhas certas.
Você pode pensar assim: Mas é difícil!!!!
Eu concordo e até digo, para nós é IMPOSSÍVEL escolher o que é correto. Mas para o Espírito Santo que pode habitar dentro de nós, gerando os frutos ao qual, dentre estes frutos, um deles é o domínio próprio, é POSSÍVEL.
Então para aquele que vive para Deus e com Deus dentro de si, saberá e conseguirá perfeitamente tomar as corretas decisões.
E poderá seguir o conselho do Senhor que diz:
FILIPENSES 4:8
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
O mundo nos ensina o consumismo desenfreado, mas em Deus encontramos o controle para usufruir do que convém, na hora que convém e na quantia necessária.
Em Deus amamos pessoas e usamos coisas.
Em Deus usamos as coisas e não somos dominados por elas.
Em Cristo encontramos o equilíbrio para viver uma vida plena, em paz e feliz, onde nada nos falta e em tudo somos abastecidos.
Shalom