1 CORINTIOS 2
11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;
13 as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.
14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.
Uma pessoa pode ser inteligente, pode ter conhecimento, mas ter sabedoria, isto é dom de Deus. Tanto que o verso a seguir diz
Provérbios 9
10 O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.
O único que pode revelar ao homem o entendimento na palavra é o próprio Deus, através do Espírito Santo, sem o qual as Escrituras é loucura, não há como ter entendimento e compreensão.
O Espírito Santo atua nesta função, nos fazer entender o pecado, a justiça e o juízo, que estão nas Escrituras e no cumprimento das mesmas, por intermédio de Jesus Cristo.
Jamais uma pessoa será capaz de ensinar as Escrituras para alguém, pois, por mente humana os ouvidos não entenderão e aquele que ensina, não saberá o significado de suas palavras, sendo, muitas vezes discursos até bonitos porém, sem eficácia nenhuma.
Aquele que ainda não nasceu o nascimento no Espírito Santo, não pode entender as coisas espirituais, pois entende apenas as coisas do mundo, mas as profundezas de Deus não lhe fazem sentido.
Como exemplo podemos trazer o mistério da multiplicação:
_ No mundo todos entendemos que, aquele que guarda, que ajunta e amontoa para si, multiplica os seus bens. Porém, na sabedoria de Deus, para se multiplicar tem de dividir, compartilhar, ser generoso e liberal_
Se analisarmos isto com lógica humana, a forma de Deus nos aparenta não fazer sentido e, a forma do mundo parece ter coerência, porém, ao conhecer as Escrituras e conhecer o poder de Deus, sabemos que a sabedoria consiste na forma estabelecida por Deus.
- É dando que se recebe
- É amando que se é amado
- É perdoando que se é perdoado
E coisas semelhantes a estas. A sabedoria de Deus, a fórmula de vida ao qual Jesus nos ensina nas Escrituras trás experiências para o homem ao qual, saberá perfeitamente que, loucura é o que o mundo nos ensina.
Basta ver a situação em que se encontram famílias, cidades, países, seguem os padrões de entendimento do mundo e se encontram cada vez mais numa catástrofe humana, decadência social, cívica e moral.
No entanto ao observarmos a vida de uma pessoa que se iniciou nos caminhos do Senhor e este continua nos caminhos do Senhor, aprendendo, mudando, transformando, vemos claramente a mudança de vida daquela pessoa, gradativamente e qualitativamente.
A sabedoria consiste em seguir os ensinamentos que estão nas Escrituras, pois assim, poderemos saber qual é a boa e agradável vontade de Deus para as nossas vidas.
Shalom
//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});