Palavra de terça – A sabedoria vem de Deus

1 CORINTIOS 2

11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.

12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;

13 as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.

14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.

Uma pessoa pode ser inteligente, pode ter conhecimento, mas ter sabedoria, isto é dom de Deus. Tanto que o verso a seguir diz

Provérbios 9

10 O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.

O único que pode revelar ao homem o entendimento na palavra é o próprio Deus, através do Espírito Santo, sem o qual as Escrituras é loucura, não há como ter entendimento e compreensão.

O Espírito Santo atua nesta função, nos fazer entender o pecado, a justiça e o juízo, que estão nas Escrituras e no cumprimento das mesmas, por intermédio de Jesus Cristo.

Jamais uma pessoa será capaz de ensinar as Escrituras para alguém, pois, por mente humana os ouvidos não entenderão e aquele que ensina, não saberá o significado de suas palavras, sendo, muitas vezes discursos até bonitos porém, sem eficácia nenhuma.

Aquele que ainda não nasceu o nascimento no Espírito Santo, não pode entender as coisas espirituais, pois entende apenas as coisas do mundo, mas as profundezas de Deus não lhe fazem sentido.

Como exemplo podemos trazer o mistério da multiplicação:

_ No mundo todos entendemos que, aquele que guarda, que ajunta e amontoa para si, multiplica os seus bens. Porém, na sabedoria de Deus, para se multiplicar tem de dividir, compartilhar, ser generoso e liberal_

Se analisarmos isto com lógica humana, a forma de Deus nos aparenta não fazer sentido e, a forma do mundo parece ter coerência, porém, ao conhecer as Escrituras e conhecer o poder de Deus, sabemos que a sabedoria consiste na forma estabelecida por Deus.

  • É dando que se recebe
  • É amando que se é amado
  • É perdoando que se é perdoado

E coisas semelhantes a estas. A sabedoria de Deus, a fórmula de vida ao qual Jesus nos ensina nas Escrituras trás experiências para o homem ao qual, saberá perfeitamente que, loucura é o que o mundo nos ensina.

Basta ver a situação em que se encontram famílias, cidades, países, seguem os padrões de entendimento do mundo e se encontram cada vez mais numa catástrofe humana, decadência social, cívica e moral.

No entanto ao observarmos a vida de uma pessoa que se iniciou nos caminhos do Senhor e este continua nos caminhos do Senhor, aprendendo, mudando, transformando, vemos claramente a mudança de vida daquela pessoa, gradativamente e qualitativamente.

A sabedoria consiste em seguir os ensinamentos que estão nas Escrituras, pois assim, poderemos saber qual é a boa e agradável vontade de Deus para as nossas vidas.

Shalom

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

 

Publicado por ministeriorg

Uma mulher que só encontra sentido na vida em realizar trabalhos para o Senhor, este Blog é um destes trabalhos, pois ainda tenho muitos outros trabalhos, todos destinados a adorar e a exaltar a Deus pelas suas maravilhas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: