Deus reina neste mundo?

Uma boa pergunta.

Deus reina neste mundo em que vivemos?

Se Ele reina porque vemos tantos problemas?

Calamidades? Assassinatos?

Será que Ele não se importa?

Vamos analisar pelas Escrituras.

Em João 18:36, Jesus respondeu para Pôncio Pilatos, justamente ao ser questionado no versículo 33 sobre se Ele era rei.

Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é daqui.

Veja, Jesus deixa claro que o Reino dEle não é deste mundo. Como Jesus é Deus, dá para se ver que Deus não tem nada haver com o estado deplorável em que o homem vive, Deus não tem culpa da degradação da raça humana. Pois se o Reino dEle não é deste mundo, quer dizer que  Ele não está exercendo autoridade, não é mesmo?

Mas será que há alguém que reina neste mundo? Ou este mundo se encontra sem governo? Veja o que Jesus disse aos seus discípulos, pouco antes de ser entregue para os guardas da época. João 14:30

Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim;

O inimigo, usando os soldados e Judas Iscariotes já estava às portas de pegar ao Senhor Jesus e Ele sabia disto, neste ponto você pode dizer: mas era Judas quem estava vindo e não o suposto príncipe deste mundo conhecido como Satanás, o Diabo. Vamos ver?

Em Lucas 22:3 diz assim:

Entrou então Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, que era um dos doze;

Sabemos que foi Judas quem entregou Jesus para os guardas através de um beijo, bem, na verdade ele entregou porque estava sendo “governado” pelo príncipe deste mundo. Logo, Jesus falou corretamente em João 14:30, pois Ele se referia ao inimigo.

Vamos ver outro lugar nas Escrituras que mostra claramente quem governa este mundo, se encontra em Mateus 4:8-9

Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles;

e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.

Veja, o Diabo estava dizendo a Jesus que daria a Ele TODOS os governos deste mundo, desde a época da monarquia, como hoje na democracia, se  Ele o adorasse apenas uma vez. A questão é, olhe para o seu sapato que se encontra em seu pé. Olhou? Se você quiser você pode dar ele para mim? Você pode dar os seus sapatos para mim, se quiser? Você sabe que se quiser pode, pois é teu, então pode dar para quem quiser.

Está óbvio não? Se o Diabo ofereceu todos os reinos deste mundo para Jesus é porque pertence a ele, ao Diabo. Chocado, chocada??? É, também fiquei quando aprendi isto.

Quando falamos de governo estamos falando de seguir regras, estatutos, normas, estamos falando em obedecer. Vivemos num país e temos de seguir as regras e leis estabelecidas pelos governantes, então, é isto mesmo. A diferença é que o inimigo não nos ensina, ele governa de forma fraudulenta, corrupta, enganadora, e aceitamos o seu governo por não conhecer o outro, o de Deus.

Aonde conseguimos ter o entendimento e aprender sobre o Reino de Deus?

Na Bíblia.

Por isso a terra está tão cheia de bíblias em suas casas e no entanto não se lêem.

A Bíblia é o livro mais impresso, no entanto o mais empoeirado, deixado nas estantes e quase nunca lido, conhecido e meditado.

Continuando, então quer dizer que aquele que segue o reinado de Jesus, as leis da bíblia, então não é deste mundo?

Não, não é deste mundo, está apenas de passagem, em peregrinação. Vejamos.

1 Pedro 2:11

Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma;

Filipenses 3:20

Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

1 João 5:19

Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

João 15:19

Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.

Jesus veio plantar o Reino de Deus, mas este Reino é plantado no coração dos homens. Através do conhecimento da palavra, do entendimento, se decide por este Reino. Aonde quem o serve, serve com alegria no coração, pois serve em liberdade, porque é uma escolha, uma decisão.

Para concluirmos, vamos dar uma olhada em algumas partes da oração que Jesus fez um pouco antes de sua crucificação, para aqueles que iriam decidir por este reinado.

João 17:9

Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus;

Agora veja, um dos pedidos de Jesus foi que tais pessoas fossem guardadas do Maligno, que é o príncipe deste mundo, e deixa claro que, eles não são do mundo, assim como Jesus e seu Reino não é deste mundo.

João 17:15-16

Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno.

Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.

Mas, se não é deste mundo, porque estamos aqui? Em João 17:17-20 está assim:

17 Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.

Ele continua orando pedindo para que sejam santificados pela palavra, que é a verdade. Mas para isto tem de conhecer.

18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo.

Assim como Deus Pai envio Jesus, o Filho ao mundo para uma missão, que era proporcionar a nós o Espírito Santo para entendimento, após sua morte e ressurreição, Jesus está dizendo que também enviará a estes ao mundo, para uma missão, pregar esta mesma palavra que salva e liberta. Jesus veio ensinar e todos que decidem pelo seu Reino também tem esta mesma missão.

19 E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade.

Jesus diz que através da obediência estes iriam santificar ao Cristo, lógico, pois dão testemunho da verdade, e também são santificados pela própria verdade.

20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;

Aqui fica claro que Jesus estava orando tanto pelos que estavam ali, testemunhas oculares e presenciais do Senhor, como também por aqueles que viriam a decidir por este Reino, através da palavra, isto é, não são testemunhas oculares, auditivas mas dão testemunho do poder de Deus através da palavra que é o Cristo.

Por enquanto é só, oro para que em nome de Jesus, através do Espírito Santo que está ai contigo, contemplando o seu desejo em aprender, que seu entendimento seja completo. Para glória de Deus, e que para Cristo possa ser santificado, como está escrito acima. Fiquem na paz.

Shalom.

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js



(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

%d blogueiros gostam disto: