O que diferencia o homem dos demais animais é que ele possui um espírito. Vamos entender em conformidade com as Escrituras, o que são as três partes que compõem a raça humana.
Corpo – esta é a parte visível, material. Deus Pai e Deus Espírito Santo não possui um corpo, assim como todas as criaturas espirituais. Jesus, o Deus Filho, antes de nascer, morrer e ressuscitar, também não tinha um corpo. Hoje Ele tem um corpo, após sua morte e ressurreição, que não é mais como o nosso, pois já se tornou glorioso.
Como corpo glorioso, nós vemos que tem determinadas capacidades da qual nós não temos, veja o que está relatado em Lucas 24
Lucas 24
36 Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.37 Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito.38 Ele, porém, lhes disse: Por que estais perturbados? e por que surgem dúvidas em vossos corações?39 Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho.40 E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.41 Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: Tendes aqui alguma coisa que comer?42 Então lhe deram um pedaço de peixe assado,43 o qual ele tomou e comeu diante deles.
Isto aconteceu estando os discípulos fechados em um cômodo, pois estavam se escondendo na ocasião, dos soldados romanos e judeus. Jesus apareceu, isto é, transpôs as paredes, ficaram assustados pensando ser um espírito (fantasma), mas Jesus os assegurou que era Ele ressurreto, pois tinha ainda as marcas nas mãos e pés, e explicou que um espírito não possui nem corpo e nem ossos, e para ainda provar que era Ele em corpo glorioso, sentou e começou a comer um pedaço de peixe, em João relata também que acompanhado do peixe havia um favo de mel.
Este será o corpo ao qual os salvos em Cristo terão, corpo glorioso. Você pode se perguntar, mas como é esta carne que atravessa paredes? Pode ter certeza que na igreja primitiva também já fizeram a mesma indagação. Veja:
1 Corintios 15
35 Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? e com que qualidade de corpo vêm?36 Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.37 E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou o de outra qualquer semente.38 Mas Deus lhe dá um corpo como lhe aprouve, e a cada uma das sementes um corpo próprio.39 Nem toda carne é uma mesma carne; mas uma é a carne dos homens, outra a carne dos animais, outra a das aves e outra a dos peixes.
Será carne, mas uma carne ao qual ainda não conhecemos. A carne do peixes é criada de forma a poder ficar submersa na água, a carne dos animais tem características para suportar o seu habitat natural. Será uma carne gloriosa, com características próprias, mas será carne.
Somente Jesus, o Deus Filho tem esta carne, Deus Pai e Deus Espírito Santo são apenas o espírito.
João 4
24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
E o que é espírito? Próxima questão.
Espírito – Espírito é a parte do homem ao qual Deus está interessado em amadurecer em nós, é a parte que veio de Deus. Somente o homem possui espírito, os animais não possuem. Vemos na criação o próprio Deus assoprando o espírito para dentro do corpo do homem.
Gênesis 2
7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.
Todo homem (espécie) possui o espírito, esta é a parte que quando morre tem de se desprender do corpo, tem de sair do corpo. O espírito fica no corpo enquanto este está vivo, funcionando.
Lucas 8
54 Então ele, tomando-lhe a mão, exclamou: Menina, levanta-te.55 E o seu espírito voltou, e ela se levantou imediatamente; e Jesus mandou que lhe desse de comer.
O interessante neste relato é que encontramos esta mesma história nos evangelhos de Marcos e Mateus e apenas no evangelho de Lucas temos relatado de forma declarada que o espírito voltou para o corpo da menina, e Lucas era um médico, um médico admitindo que o homem possui corpo e espírito. Deus seja glorificado.
Jesus quando morreu, para poder descer à mansão dos mortos e poder vencer, pois não tinha pecado e era o único que poderia vencer, se desprendeu de seu espírito para entregar o corpo à morte, veja.
João 19
30 Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
O que confere a nós o fato de termos um espírito?
Esta é a parte ao qual somos semelhantes a Deus, ao qual fomos feito à sua imagem e semelhança, não é o corpo, cabelo, olhos e pernas, pois Deus não possui estes atributos, e Jesus, em forma de Deus Filho, no momento da criação, ainda não possuía um corpo.
O que nos torna semelhantes a Deus é o fato de possuirmos o espírito que nos confere condições de termos sentimentos (amar, odiar, alegria, tristeza), condições intelectuais (aprendemos diversas coisas, raciocinamos, pensamos) e condição de escolha ( o livre arbítrio).
Um animal não tem estas condições. Apenas os seres que tem espírito as tem, como os anjos, os demônios (que são anjos caídos devido a desobediência, pois assim escolheram) e nós.
Vejamos no momento da criação Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo determinando que teríamos estas características.
Gênesis 1
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
É esta a parte que foi deformada pelo pecado, que necessita através do conhecimento da Palavra e do agir do Espírito Santo ser transformada ao seu estado original. Esta é a parte que nos permite sentir Deus, quando estamos nos aperfeiçoando. Pois o homem nasce com esta parte, porém, devido ao pecado desligada de Deus, sem a capacidade de senti-lO.
A gravidade do pecado é tão grande que, além de causar a separação de relacionamento com Deus, causando um grande vazio no homem, causa também um grande problema ao qual nenhum homem aceita, causando sofrimento ao mesmo, a morte física.
Na morte física o homem tem de obrigatoriamente deixar o corpo, mas não era para ser assim, pois, se o espírito é eterno como vive em um corpo que deixa de viver?
Nós fomos criados para sermos eternos, o pecado além de ocasionar a morte espiritual, que é a separação de Deus, também ocasiona a morte física, onde o espírito tem de deixar o corpo. Por isto o homem não aceita a morte, ele não nasceu para morrer.
Vejamos isto lá no início, quando o primeiro homem foi obrigado a ter de encarar a morte física pelo desgaste de seu corpo.
Gênesis 3
22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado.24 E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.
Veja o homem tinha acesso à árvore da vida, ao qual lhe dava condições de seu corpo ser eterno, um espírito eterno vivendo em um corpo eterno. Mas devido ao pecado, além de provar da inimizade com Deus, teve de começar a encarar o desgaste de seu corpo, até que este envelhecesse e morresse. Mas o espírito é eterno.
Agora nos falta falar da alma. O que é a alma, pois o homem possui este atributo também.
Alma – Somos movidos por sonhos, desejos e coisas semelhantes a estas. Todo o nosso querer se encontra na alma. O problema é que devido à separação da amizade de Deus, vivemos com a alma, digamos, em desequilíbrio.
Acabamos não tendo controle e prejudicamos a nós mesmos e aos outros.
A alma tem o ego engodado, achando que poderá chegar em algum lugar realizando as coisas de sua forma, mas não é assim. Quando seguimos os nossos próprios sentimentos, normalmente nos vemos em situações difíceis, pois nos enganamos a nós mesmos. Normalmente a alma é representada na Bíblia como o nosso coração, é o que nos dá movimento. Assim como o corpo se encontra vivo enquanto o coração bate, assim somos nós devido a nossa alma.
(Nota a seguir – para melhor entendimento observe que quando o Espírito apresenta letra maiúscula está se relacionando ao Espírito Santo e quando minúscula, é o nosso espírito)
O problema é que nossa alma sem o espírito estar ligado a Deus, é perversa, má e egoísta continuamente. A nossa alma briga contra o Espírito, pois tem a tendência de querer fazer as vontades que vão contra Deus, porque o espírito está desconectado de Deus.
A alma muitas vezes é representada pelo coração do homem, como em Jeremias
Jeremias 17
9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?
Outras vezes como a carne do homem
Gálatas 5
17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
Mas ao conhecermos a Bíblia, entendemos sobre Jesus e recebemos o Espírito Santo, nossa alma irá se render ao Senhor, o espírito será regenerado e na eternidade teremos um corpo glorioso, um espírito eterna que viverá num corpo eterno. Tudo perfeito.
Mas se negarmos esta oportunidade e permitirmos que a nossa alma seja rebelde contra o Espírito, o lugar eterno ao qual se viverá não será agradável nem para o espírito e nem para o corpo.
Marcos 9
42 Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e que fosse lançado no mar.43 E se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.44 [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.]45 Ou, se o teu pé te fizer tropeçar, corta-o; melhor é entrares coxo na vida, do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno.46 [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.]47 Ou, se o teu olho te fizer tropeçar, lança-o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno.48 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.49 Porque cada um será salgado com fogo.
Shalom