Muito se houve falar em nascer de novo. Muitas vezes quando alguém escapa de um grave acidente automobilístico se usa o termo “eu nasci de novo”.
Mas em acordo com a Bíblia, será que sobreviver a uma catástrofe é nascer de novo? Ou, em acordo com as Escrituras, o que quer dizer o termo “NASCER DE NOVO”. Vamos ver sobre este assunto agora, vamos ver o que Jesus nos ensina sobre o que é nascer de novo. Vamos ver o que está escrito em João cap. 3 dos versos 1 ao 21.
JOÃO 3
Jesus instrui Nicodemos acerta do novo nascimento
1 Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto?
10 Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?
11 Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto; e não aceitais o nosso testemunho!
12 Se vos falei de coisas terrestres, e não credes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem.
14 E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
15 para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más.
20 Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus.
Vamos lá, nos versos 1 e 2 vemos que um senhor respeitado e príncipe, com o nome de Nicodemos, veio ter com Jesus à noite. Primeiro, porque ele veio à noite? Para não ser visto pelos nobres e religiosos da época, por medo de reprimenda.
Ele se inicia falando com Jesus, alegando que dentre alguns lideres religiosos incluindo ele, sabiam que Jesus era um homem vindo da parte de Deus, devido aos milagres que Jesus realizava.
Nos versos 3 e 4, vemos que Jesus argumenta dizendo que se uma homem não nascer de novo não pode ter condições de ver o atuar do Reino de Deus, logo, Jesus quer dizer a ele que uma pessoa somente pode reconhecer Jesus, se nascer de novo. Lógico que Nicodemos ficou intrigado pois, analisou que ele não havia nascido uma segunda vez, apenas uma e que como poderia para um homem nascer segunda vez?
Nos próximos versículos desenrola a seguinte explicação.
Que um homem tem de nascer da palavra “água” e espírito “Espírito Santo”, pois ao se nascer do pai e da mãe, que é o primeiro nascimento, se nasce apenas da carne, logo só pode ver e entender as coisas da carne, pois é ser carnal, é o que muitos crentes diz “criatura”, é engraçado né? Mas é isto mesmo, se nasce criatura. Logo iremos em nome de Jesus ver mais sobre ser nova criatura, nova criação de Deus, por enquanto vamos apenas ver sobre o nascer segunda vez.
No verso 8 vemos que Jesus usa uma ilustração, Ele compara o nascido de novo com o atuar do vento, pois ao contrário da carne que se vê, se toca, se apalpa, o novo nascimento não pode ser visto por olhos humanos, nem tocado por mãos humanas.
Para entender melhor, sentimos o vento porém não o vemos e nem conseguimos o pegar. Sábia ilustração, glórias ao Senhor!!!
Nos versos 9 e 10 vemos que Nicodemos admirado indaga, como poderia isto ocorrer e Jesus diz a ele que, ele sendo e se considerando um mestre em sua geração, não conseguia entender estas coisas?
Acrescenta nos versos seguintes que, Ele estava fazendo uma comparação com as coisas da terra para melhor Nicodemos entender e não conseguia, imagine se Ele apenas falasse nas formas reais, celestiais, daí que não entenderia mesmo.
Para entendermos o nascer de novo, vamos dar uma olhada em 2 Corintios 5:17
Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Quem está em Cristo passou pelo novo nascimento, logo, é uma nova criatura, tudo já passou, agora viverá renovo de vida, viverá diferente ao que se estava vivendo, mudança, transformação.
1 Corintios 2
10 Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.
11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;
13 as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.
14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.
Sabemos que as Escrituras foram escritas por homens inspirados pelo Espírito Santo, logo, o único que pode dar o entendimento dessas Escrituras é o próprio Espírito Santo. É isto que está sendo ensinado nos versos 10 e 11. O espírito do homem entende das coisas desta terra, porém para entendermos as coisas de Deus há a necessidade de ter o Espírito Santo, como conseguimos Ele?
No novo nascimento. Recebe-se o batismo nas águas para confissão pública, e o batismo pelo Espírito Santo é dado por Cristo ao se converter, daí cameça uma nova fase, uma nova vida.
Nos versos 12 e 13 explica que o homem que nasceu do Espírito fala sobre as coisas do céu, pois entende as coisas celestiais. Começa a ter discernimento devido a isto, conhece tanto as coisas da terra quanto começa a conhecer as do céu “espirituais”, começa a discernir.
Nos versos 14 e 15 explica bem sobre este discernimento pois, explica que o homem espiritual entende das coisas espirituais, logo discerne bem, isto é, vê os enganos. Enquanto que para o homem que nasceu uma vez só vez, é carnal, logo as coisas de Deus são loucuras para ele, não conseguindo entender.
Aquele que nasceu de novo, que busca a palavra “água” não é discernido por ninguém, isto é, não é enganado por ninguém, antes, vê todos os enganos. E glória a Cristo por isto, sem o qual isto não seria possível, Ele que nos envia o seu Espírito, o Consolador.
Busque a Jesus, busque a palavra, nasça de novo, mude a sua existência em nome de Jesus.
Até a próxima.
//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});