HOMEM X MULHER
Gênesis 1
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Deus criou o homem e a mulher com as mesmas capacidades, intelectuais, emocionais e liberdade de escolha, a ambos foi dado o domínio de toda a criação.
Mas porque dizem no mundo moderno e de fato, cada vez mais se busca uma igualdade de ambos os sexos?
Jesus em seu ensinamento aqui na terra diz que erramos por não conhecer as Escrituras e o poder de Deus.
Mateus 22
29 Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus;
E observando atentamente as Escrituras, vemos que este é um erro que muitas vezes causam problemas, inclusive de saúde. Não são poucas as mulheres da atualidade que se veem em volta com medicamentos para doenças psicossomáticas, pois se encontram cada vez mais depressivas, ansiosas, compulsivas e etc.
Eu posso falar deste assunto com propriedade, pois fui um produto deste mundo e senti estas mesmas consequências e hoje sou produto do conhecimento das Escrituras, ao qual fez toda um diferença.
Deus em sua sabedoria criou o homem e a mulher com igual capacidade, a diferença se encontra na estrutura de ambos, cada qual foi criado para ter sua função para determinada situação. O homem X mulher teriam de entender que o X teria de ser para multiplicar, completar e não para se criar uma rivalidade de espaço.
A mulher foi criada com a estrutura para ser companheira fiel para seu marido.
Gênesis 2
18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.
A mulher foi criada para completar e não dividir e disputar.
A mulher de forma alguma foi criada para ser inferior ao homem, mas foi criada para o auxiliar em todo o projeto de uma família, caminhando ao lado deste homem.
O homem foi criado numa estrutura mais embrutecida, nada delicado, para suportar pressões físicas, principalmente de impacto, no entanto, tem grande dificuldade emocional, cabendo à mulher esta tarefa.
O homem tem força, a mulher tem resiliência, o homem tem firmeza, a mulher paciência e assim por diante.
Mas vemos uma sociedade doente, cada vez mais doente, pois estão trocando seus papéis.
Concordo que a mulher possa fazer todo e qualquer serviço masculino, eu mesma sou prova disto, quem me olha não diz mas, pelas dificuldades da vida e por falta de saber como agir em meu casamento tomei a frente em muitas coisas, chegando até mesmo, para trazer provisões para casa, a montar móveis, carregar e descarregar caminhão, carregar pesos que muitos homens não conseguiram, trabalhar de forma exaustiva durante o dia e ainda, para compensar à noite, ainda fazer o meu papel de mãe, esposa e dona de casa.
As consequências não poderiam ser outra, adoecer.
E pior, carrego até hoje as consequências destas atitudes, então digo, sim a mulher é capaz, mas inevitavelmente se encontrará com sequelas no futuro.
Para entendermos, podemos dizer que cada coisa é confeccionada para determinado fim. Por exemplo, uma máquina de lavar roupas com capacidade para 6 kg será danificada se começar a usá-la com uma carga de 10kg. Mas uma máquina ao danificar, dependendo do problema, ainda dará para trocar as peças, mas e o ser humano? Uma vez danificado, será irreversível as consequências.
Poderia ainda deixar aqui claro o porque de tantos casos de separação e divórcio.
Posso também dizer por mim, quando assumia o papel de meu esposo, e isto se deu praticamente por mais da metade de nosso casamento, vivíamos como num campo de batalha, brigas e agressões constantes, falta de respeito e coisas deste tipo.
Aí muitas mulheres podem dizer. _Mas se eu não fizer ele não faz.
No entanto eu digo. _Ele não faz porque você faz, deixe de fazer e verá, logo, logo ele tomando uma atitude.
O problema é que no mundo “moderno” já iniciamos desde a infância a ver que a mulher tem de correr atrás de sua independência, que não devemos ser dependentes de homens.
Eu digo que devemos aprender a sermos dependentes de Deus. Realizar a nossa função dentro do lar e deixar para o marido que exerça a sua.
Creio nisto, não por ouvir falar, mas de colocar em prática, vi um casamento falido ser totalmente restabelecido. Bastou obedecer o que ensina a Bíblia.
Logicamente não foi fácil, pois foram anos em um determinado costume, daí de repente, ter de mudar toda a minha mente e com isto minhas ações e reações. Mas o resultado foi excelente, posso até arriscar dizer que, quando já se inicia um casamento nos padrões bíblicos, este casal deve provar da perfeição de Deus, pois foi Ele o autor da família e do casamento.
A mulher dos nossos dias, nos padrões do mundo, quer se igualar às funções de um homem e isto causa muitos e severos problemas na estrutura de uma família, no relacionamento e na própria saúde.
Não estou dizendo que a mulher dos dias atuais não deva ajudar o seu companheiro, com certeza sim, o que não pode acorrer é ela assumir o papel do companheiro.
Frases dos nossos dias atuais e seus respectivos versículos, que comprovam que vão totalmente contra a vontade de Deus
O corpo é meu e eu faço com ele o que quero
1 Corintios 7
4 A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.
Eu faço o que quero, ele não manda em mim
Colossenses 3
18 Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor.
Eu não nasci grudada nele, separo na hora que eu quiser
1 Corintios 7
39 A mulher está ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.
e ainda
Romanos 7
2 Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.
E muito mais ainda poderia colocar aqui. A mulher não é menos que o homem por realizar funções delicadas. O trabalho de uma mulher é necessário em uma família e tão fundamental quanto o do homem.
A mulher não precisa se preocupar em achar que é desmerecida.
Aí você pode dizer. _Mas meu marido não me dá valor.
Primeiramente, deixa eu te lembrar que eu já disse que estou falando aqui de coisas que eu mesma vivi, logicamente não vou falar das atrocidades que meu esposo fazia antes de conhecer a palavra , por respeitar o versículo a seguir
Efésios 5
33 Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido.
Onde a reverencia aqui significa honrar ao marido.
Agora voltando, se você diz que seu marido lhe maltrata, posso trazer aqui dois versículos para meditação.
Salmos 37
4 Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.
Está claro não é mesmo? Obedeça ao Senhor e Ele irá realizar o desejo de seu coração. E qual o desejo de uma mulher?
Efésios 5
25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Qual de nós não queremos nossos maridos nos amando assim? Mas o problema é que queremos receber sem obedecer. E não é assim que funciona.
Somente consegui ter o respeito, o amor, a compreensão e o cuidado de meu marido depois que eu mudei. Depois que eu obedeci ao Senhor.
O mundo moderno parece estar certo, mas não está, Deus é quem sabe o que é melhor para nós, mas depende de nós obedecermos ou não.
Fomos criados à imagem e a semelhança dEle, com capacidade de inteligência para podermos, por exemplo, entender o que estamos lendo aqui, capacidade de escolha (livre-arbítrio) para decidirmos se vamos obedecer e por em prática ou não, e capacidade de amar, para decidirmos se vamos realizar e permanecer em obediência por amor a Ele (nosso Criador).
Fui moderna, mas infeliz.
Busquei mostrar que estava correta, me desgastei, frustrei e adoeci.
Hoje sou “tola” mas feliz.
Não procuro mostrar para ninguém que estou certa, você crê se quiser, hoje tenho paz.
Deus te abençoe
por:
Serva Rosemary Gomes