TIAGO 1
12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.
13 Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta.
14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência;
15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Deus é Santo, logo, não tenta a ninguém, pois Deus apenas prova para poder aprovar. O homem quando suporta a provação, recebe o galardão de Deus, pois é de Deus o galardoar aqueles que são aprovados.
A tentação vem do próprio homem, de seus desejos mundanos e carnais, de sua própria cobiça.
Quando o homem dentro de si deseja o que não lhe é devido, convém não fermentar este sentimento, então, não se deve fermentar os pensamentos que contribuem para o seu crescimento.
Até um certo limite o homem consegue dominar as suas paixões, mas se permitir crescer muito, o homem perderá o controle de suas emoções e passará a ser dominado por esta mesma paixão inicial, e a consequência de tal descontrole (a perda de controle) leva o homem ao pecado e por consequência o pecado gera no homem, a morte.
Como exemplo temos a história de Caim e Abel.
Caim tinha um sentimento pecaminoso, a inveja de seu próprio irmão.
Deus o advertiu que ao invés de alimentar esta inveja, que admitisse que Abel estava muito mais propício à aceitação de Deus devido a sua obediência e que Caim, ao contrário, demonstrava rebeldia a reconhecer isto.
Infelizmente no desenrolar desta história vemos que Caim, cada vez mais com um coração endurecido pelo ciúmes, logo se viu dominado pelo seu sentimento pecaminoso, que logo o levaria ao ato de pecar contra Deus e contra seu irmão.
Temos que, Caim matou a Abel.
Nós somos tentados pelos nossos próprios sentimentos, o coração do homem é mau continuamente, porém, se ele der ouvidos ao Espírito de Deus, ele pode ser transformado em seu interior e regenerado em seus sentimentos.
Ele amadurece e se fortalece com as instruções de Deus, podendo chegar ao controle, até mesmo de sua fala. Pois, se um homem consegue ter o domínio de sua própria língua, já aprendeu a dominar todo o seu corpo, suas emoções.
Que possamos aprender com Jesus.
Shalom
//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});