CASAMENTO / DIVÓRCIO

Uma questão que causa muita confusão não somente em quem não conhece a palavra, mas também em quem se acha entendedor da mesma, é – Dizem que Deus permitiu o DIVÓRCIO, então eu posso me unir a uma outra pessoa? – este assunto será tratado agora, que o Espírito nos ilumine para o perfeito entendimento.

Primeiramente, Deus odeia o DIVÓRCIO, quando foi questionado ao Senhor Jesus sobre que na Lei Mosaica Moisés permitiu dar carta de divórcio às mulheres, Jesus deixa claro que, foi permitido devido a dureza dos corações, pois ao haver traição o ideal em Deus é, perdoe. Exatamente. Porém devido a dureza dos corações, através de Moisés foi permitido o repúdio (divórcio) pois de outra forma, Deus que sonda os corações teria que exterminar aquela geração, que se recusava a perdoar. Veja os versículos onde tal assunto foi abordado.

 

Mateus 19

3 Aproximaram-se dele alguns fariseus que o experimentavam, dizendo: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?

4 Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher,

5 e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne?

6 Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.

7 Responderam-lhe: Então por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la?

8 Disse-lhes ele: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio.

9 Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.]

No verso 9  está escrito –…,a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra,.. – dá-se a impressão que, por infidelidade pode-se se separar e casar com outra. Mas a Bíblia tem de ser conhecida por inteiro, para não se correr o risco de ao ler pequenos trechos se chegar a uma conclusão errada e cometer heresia. E ainda mais, há uma necessidade de conhecer, no nosso caso, a língua portuguesa para não fazer interpretações equivocadas.

No verso 9 se faz muita confusão devido a frase –…,a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra,.. – estar entre vírgulas. Vejamos antes da vírgula temos a frase – Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher – na língua portuguesa e em qualquer lugar, a frase entre vírgulas é uma explicação de condição para a frase antes da vírgula. De forma alguma seria uma explicação, para o que ainda iria se falar, como muitos querem acreditar. Veja a ilustração.

Sem título

 

Veja a explicação da língua portuguesa tirado do site http://www.lendo.org/como-usar-virgula/

  1. USE A VÍRGULA PARA SEPARAR EXPLICAÇÕES QUE ESTÃO NO MEIO DA FRASE

Explicações que interrompem a frase são mudanças de pensamento e devem ser separadas por vírgula. Exemplos:

Mário, o moço que traz o pão, não veio hoje.

Dá-se uma explicação sobre quem é Mário. Se tivéssemos que classificar sintaticamente o trecho, seria um aposto.

Eu e você, que somos amigos, não devemos brigar.

O trecho destacado explica algo sobre “Eu e você”, portanto deve vir entre vírgulas. A classificação do trecho seria oração adjetiva explicativa.

Neste caso, voltando à Bíblia, o entre vírgulas está mostrando qual é a única condição para a separação, o divórcio, o ideal seria perdoar mas se é difícil perdoar, Deus permite o divórcio, embora não seja de seu agrado, mas jamais a pessoa poderá se unir a outra em um novo relacionamento

Para entendermos se pode ou não separar e se pode ou não casar novamente, primeiramente veja no mesmo lugar Mateus 19 versos 5 e 6, está claro ao Jesus ensinar que o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher e que a partir de então, o que Deus uniu o homem não pode separar, isto é, nem a própria pessoa, nem o juiz de paz, nem o advogado, ninguém pode separar, somente a morte pode separar este casal, e quem decide se já chegou a hora é o próprio Deus.

MATEUS 19

5 e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne?

6 Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.

Dando continuidade,

1 CORINITOS 7

10 Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido;

11 se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

Está claro que se separar não é para casar novamente, é melhor ficarem casados ou sozinhos até que a morte os separe. Porque? Vejam a seguir.

1 CORINTIOS 7

39 A mulher está ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.

Neste ponto da Bíblia fica mais claro ainda que, é aceito um novo casamento, se o cônjuge morrer. Pois aí estará livre para unir-se novamente, pois Deus desuniu, permitindo, “não causando” a morte.

Para ficar mais claro temos Paulo explicando em sua Epístola aos Romanos sobre o casamento entre a “igreja” e “o noivo” (JESUS); para esta explicação ele pegou a figuração da situação do casamento. Veja:

ROMANOS 7

1 Ou ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que ele vive?

2 Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.

3 De sorte que, enquanto viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido.

4 Assim também vós, meus irmãos, fostes mortos quanto à lei mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, àquele que ressurgiu dentre os mortos a fim de que demos fruto para Deus.

Creio que nestes últimos versos está claro como a luz do dia, que enquanto o cônjuge for vivo, NÃO PODE, se unir a outra pessoa.

Voltando agora para:

MATEUS 19

9 Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.]

Vemos claramente que aquele que se casa de novo é adúltero e o que casa com quem se separou TAMBÉM é adúltero. Vamos ver agora o que diz a Bíblia sobre os adúlteros.

1 CORINTIOS 6

9 Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, NEM OS ADÚLTEROS, nem os efeminados, nem os sodomitas,

10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Como vemos, nas classes de pessoas que NÃO herdarão o Reino de Deus, isto é, NÃO  vão para o céu os ADÚLTEROS estão nesta lista.

 

Bem, por enquanto é só isto, espero que tenha ficado bem claro, no nome de Jesus, para o nosso entendimento. Até a próxima questão.

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js


//

%d blogueiros gostam disto: