È pecado usar brincos e pulseiras?

wood relaxation vintage tea
Photo by Magali Guimarães on Pexels.com

1 Pedro 3

3 O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos,

Muitas pessoas se dirigem a mim em minhas publicações, questionando o fato de eu usar adornos, brincos, pulseiras e anéis, muitos chegam até mesmo a me comparar com Jezabel.

A pergunta que fica, realmente está correto esta comparação? Será mesmo que a mulher não deve ter nenhum tipo de vaidade, cuidado pessoal ou se enfeitar? Será que é isto que a Bíblia diz? Vamos estudar?

Para um bom entendedor da língua portuguesa já entende neste versículo, que é o preferido daqueles que trazem o argumento de que a mulher NÃO deve usar adornos e se enfeitar, que ele não está sendo proibitivo, mas que devido ao conjunto “não seja”, dá para entender que teremos uma explicação do que “deve ser”.

Sempre gosto de alertar para o risco de se basear o entendimento em apenas 1 versículo, desconsiderando os anteriores, os posteriores e muitas vezes, até o capítulo inteiro, para ter o real contexto, tem de considerar, se preciso for, até capítulos anteriores e posteriores e não somente versículos. Veja:

1 Pedro 3

3 O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos,

4 mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas

5 Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos;

6 como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto.

Vejamos que o autor não apenas se refere ao uso de jóias, como também faz referência aos vestidos e tranças dos cabelos, coisas naturais da feminilidade de uma mulher. Então, aqui está se ensinando que para as mulheres, mais importância tem de ser dada ao comportamento, à obediência dos ensinamentos de Deus (submissão ao marido é uma delas).

Para tanto o autor cita um ótimo exemplo de mulher santa, Sara, esposa de Abraão, que ao se dirigir ao seu marido o chamava de senhor, demonstrando o respeito e honra que esta mulher tinha pelo seu marido.

Será que Sara não usava vestidos bonitos? Com certeza sim, Abraão era um homem de muitas posses, com certeza tinha condições de dar à sua amada os melhores vestidos.

Será que Sara não cuidava de seus cabelos? Não buscava traze-los com penteados bonitos? Com certeza.

Será que Sara não fazia uso de jóias?

Vamos ver o que o marido de Sara mandou dar à sua futura nora.

Gênesis 24

22 Depois que os camelos acabaram de beber, tomou o homem um pendente de ouro, de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as mãos dela, do peso de dez siclos de ouro;

23 e perguntou: De quem és filha? dize-mo, peço-te. Há lugar em casa de teu pai para nós pousarmos?

24 Ela lhe respondeu: Eu sou filha de Betuel, filho de Milca, o qual ela deu a Naor.

25 Disse-lhe mais: Temos palha e forragem bastante, e lugar para pousar.

26 Então inclinou-se o homem e adorou ao Senhor;

27 e disse: Bendito seja o Senhor Deus de meu senhor Abraão, que não retirou do meu senhor a sua benevolência e a sua verdade; quanto a mim, o Senhor me guiou no caminho à casa dos irmãos de meu senhor.

28 A donzela correu, e relatou estas coisas aos da casa de sua mãe.

Isaac, filho de Abraão, estava triste devido a morte de sua mãe, Abraão querendo alegrar ao filho mandou que buscasse no meio de sua parentela, alguma donzela para dar como esposa ao filho e o alegrar.

Abraão enviou seu servo incumbido desta tarefa e para isto, como presente, ao encontrar a tal donzela, iria entregar pendentes de ouro, inclusive pulseiras.

Logo vemos que, as mulheres santas também se enfeitam, trançam os cabelos, usam vestidos elaborados e tudo o mais que as diferencia dos homens.

Então a pergunta. É pecado?

A resposta. Não e depende.

Vou explicar. Não é pecado, porém vamos analisar uma determinada situação.

Uma mulher quer a todo custo os melhores vestidos, as melhores jóias, porém o seu marido não tem condições financeiras para isto e usa a sua feminilidade para conseguir. Daí é pecado.

Às vezes esta mulher até leva este marido ao endividamento para conseguir as suas vaidades. Daí é pecado. Esta mulher não está sendo sábia em seu lar e talvez fique até arrumando brigas devido ao seu descontentamento. Isto não deve acontecer, pois a vaidade está acima da sua santificação.

Agora vou deixar aqui uma observação, se as jóias utilizadas são para a pessoa amuletos, daí de forma alguma se deve usar. Mas antes de tirar a jóia (amuleto) do pescoço, dedo e/ou orelha, se deve primeiro tirar do coração, através do entendimento da Palavra.

A sua segurança estará no Senhor e não em amuletos de sorte, de proteção e tudo o mais.

Por

Serva Rosemary Gomes

%d blogueiros gostam disto: