CONHECIMENTO – QUESTÃO DE VIDA OU MORTE

No mundo, quando falamos de conhecimento logo pensamos em conhecimentos gerais, estudo, faculdade, cursos técnicos, o que será que a bíblia nos diz sobre esta necessidade do ser humano?

Desde o nascimento até o último suspiro o ser humano faz uma coisa durante toda a sua existência, aprender. Tudo é aprendido: andar, falar, comer, necessidades básicas são aprendidas, ainda velhos estamos aprendendo, aí quando parece que aprendemos tudo de que havíamos de aprender,…morremos.

O que a Bíblia nos diz sobre aprendizado, em adquirir conhecimento e qual conhecimento a bíblia nos aconselha a ter? Este assunto que iremos abordar aqui. Vamos lá?!

Em Oséias no capítulo 4 vemos o seguinte:

6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

7 Quanto mais eles se multiplicaram tanto mais contra mim pecaram: eu mudarei a sua honra em vergonha.

Vemos claro aqui que Deus deixa claro que o homem não busca o conhecimento essencial, o conhecimento das Escrituras, e isto o leva à destruição, no 7 fica clara essa destruição porque as gerações futuras, devido a falta de conhecimento cada vez mais se afastam de Deus, pois cada vez mais seguem seus costumes e idéias, regras e leis e desconsideram as palavras e ensinamentos de Deus. Porque cada geração se torna pior que a anterior?

Em Provérbios 22 nos instrui

6 Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

Mas, posso tomar como exemplo a minha vida, tive um casal de filhos e apenas os ensinei as Escrituras quando já haviam passado da adolescência, sendo que a Bíblia diz para que ensinemos o caminho “Escrituras” aos filhos desde meninos, pequenos, mas porque não ensinei? Óbvio, como iria eu ensinar algo que não havia aprendido nem para mim mesma? Por isto é verdadeiro o que está escrito em Oséias capítulo 4 verso:

7 Quanto mais eles se multiplicaram tanto mais contra mim pecaram: eu mudarei a sua honra em vergonha.

Isto explica porque cada geração que nasce se torna mais cruel, blasfemo, desrespeitador, caluniador, amantes de si mesmos, homicida, cada geração está cada vez mais ignorante em relação aos conhecimentos da Bíblia, cada geração está cada vez mais distante dos padrões de Deus, pois, seus pais não ensinaram e porque não ensinaram? Porque também não aprenderam como se deve com os seus próprios pais.

Isto explica a situação em que o mundo se encontra? Muito.

Vamos ver agora versos que se encontram no Salmo 119

11 Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.

Aqui o salmista diz que guardou a palavra no coração para não pecar contra Deus. Logo, dá-se para ver porque o povo é destruído e porque está cada vez mais longe dos caminhos de Deus, longe do padrão de vida que para Deus é o correto. Não há como guardar o que não se tem, se eu não conheço, como vou guardar?

33 Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e eu o guardarei até o fim.

Este reafirma o de Provérbios 22:6, ensine ao filho e ele estará velho e não se desviará.

105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.

Neste verso deixa claro que a palavra, a Bíblia ilumina o caminho do homem, logo, sem o conhecimento da palavra ele andará como a um cego, sem saber aonde está pisando, e para onde está indo. Isto é muito perigoso. Andando assim, com certeza vai se machucar muito e muitas feridas irão se abrir com os tropeços, no entanto, à luz da palavra pode-se enxergar o caminho, sabe-se onde está pisando, discerne bem aonde está andando, e quanto mais se anda e as vistas se acostumam com esta luz, vai se tornando mais confiante os seus passos. Deus é maravilhoso, Jesus é maravilhoso. A Bíblia é maravilhosa.

Vamos ver o conselho que o Senhor deu a Josué, sucessor de Moisés na liderança do povo de Israel? Josué 1

8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Aqui Deus nos dá o padrão para ser bem sucedido, meditar na Bíblia de dia e de noite, isto é, não basta apenas ler a bíblia de dia e a noite, mas sim meditar nela, isto é, colocar em prática os ensinamentos no decorrer do dia, desde o amanhecer até a noite, para que com cuidado possamos praticar “fazer” tudo quanto lá está escrito.

Antes de terminar gostaria de colocar aqui algo que escrevi lá acima, no segundo parágrafo, para que agora possamos entender, está assim:

Desde o nascimento até o último suspiro o ser humano faz uma coisa durante toda a sua existência, aprender. Tudo é aprendido: andar, falar, comer, necessidades básicas são aprendidas, ainda velhos estamos aprendendo, aí quando parece que aprendemos tudo de que havíamos de aprender,…morremos.

Porque passamos uma vida aprendendo para depois morrer? Isto é assunto para outro tópico, parece que há vida após esta vida. Será que a Bíblia deixa claro que há algo mais após esta vida? Sim. Esta vida é o aprendizado, para ganharmos um diploma “ou não” para algo que está reservado após esta breve existência. Que em nome de Jesus venhamos a aprender os caminhos de Deus através deste livro tão maravilhoso que Ele nos deixou, e que possamos acima de tudo, ensinar os nossos filhos o que aprendemos.

Até a próxima. :-*

 

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

%d blogueiros gostam disto: